O mundo mudou no ano passado. Com a pandemia, veio a necessidade de fazer o isolamento social e, com tanta gente precisando sair menos de casa, vieram também muitas embalagens. Aumentou o consumo de comida por delivery e de compras feitas pela internet. Tudo isso veio, é claro, protegido e embalado com muito isopor. 

O isopor é um produto único, muito usado em todo o mundo para fins de embalagem e isolamento térmico. Ele é muito leve e tem excelentes capacidades de absorção de impacto. Além disso, as propriedades do isopor podem ser facilmente moldadas no formato necessário para proteger praticamente qualquer tipo de produto. 

O isopor é, na verdade, o nome comercial usado para descrever o material branco com o qual a maioria dos consumidores está familiarizada. Mesmo sendo tão útil, na maioria das vezes, esse material não é reaproveitado e acaba acumulando nos aterros e nas nossas casas. Mas afinal, se não é simples reciclar, o que fazer com tanto isopor?

De que é feito o Isopor®? 

O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido pela marca Isopor®, é um tipo de plástico, com origem no petróleo, que leva centenas de anos para se decompor na natureza. E é por esse motivo que ele acaba não sendo tão interessante para o meio ambiente. 

O isopor é reciclável?

Sim, o isopor é reciclável. Porém, normalmente não é reciclado. E é aí que está o problema. O processo é simples, rápido e não gasta muita água. Porém, são pouquíssimas indústrias no Brasil que reciclam isopor. Entre os principais desafios no reaproveitamento deste material estão a logística reversa, já que ele é muito leve e volumoso, e o descarte correto pela população em geral. A maior parte do isopor acaba nos aterros porque está contaminada com alimentos ou bebidas.

Como reutilizar o isopor em casa? 

1. Use como drenagem na base de vasos de plantas

O isopor pode ser usado no lugar do cascalho, argila ou cacos de cerâmica como drenagem em vasos de plantas. Forre a base com uma camada de pedaços pequenos de isopor e plante como de costume. Isso é ótimo se você vai precisar mover a planta regularmente, pois esse material é muito mais leve do que as outras alternativas usadas para fazer a drenagem.

2. Crie sua própria decoração 

Os artesãos estão frequentemente em busca de maneiras baratas de fazer produtos bonitos, criativos e personalizados  Você pode usar as placas de isopor para criar letreiros, caixas personalizadas, porta-retratos, molduras de quadros e muitos outros produtos. Já o material que já vem em pedaços menores pode ser usado no preenchimento de bichos de feltro, pufes e almofadas. Também é possível triturar as placas maiores para fazer esse tipo de enchimento. Outra dica é cobrir o material com pedaços de tecido, tintas e papel para fazer o acabamento das suas peças. 

3. Faça brinquedos reciclados

Você já percebeu como algumas peças de isopor se parecem com modelos de edifícios? Cole alguns detalhes de papel e as crianças terão uma cidade inteira de brinquedos para se divertir. Fácil de moldar, é  o material ideal para criar um brinquedo novo e sustentável.  Com um pouco de criatividade o isopor pode ser transformado em aviões, foguetes, casas de boneca, barcos  e muito mais.

4. Guarde os materiais de embalagem para reutilização

Caixas de isopor, bandejas e blocos são muito úteis para amortecer itens delicados em uma mudança de casa ou para usar como proteção para enviar algo frágil pelo correio. Também é possível reutilizar as embalagens de alimento se você for buscar comida e reutilizar os recipientes para guardar outros objetos, se forem bem lavados. 

5. Cola caseira

O isopor pode ser dissolvido em uma cola simples para artesanato. Tudo o que você precisa é de acetona líquida e um prato de vidro, metal ou cerâmica. Despeje a acetona no prato. Coloque seus restos de isopor no líquido e pressione suavemente até que tudo se dissolva em um líquido pegajoso. Essa é a sua cola. Continue até que não reste mais acetona líquida pura. Use a cola imediatamente ou guarde-a em um vidro hermético ou recipiente de metal cheio de acetona (caso contrário, a cola vai secar).

6. Plantio de mudas

Se você tem um monte de copos de isopor sobrando em casa, use-os para plantar sementes de plantas não comestíveis. Faça alguns orifícios de drenagem no fundo dos copos, adicione terra para vasos e sementes e coloque em um local agradável e ensolarado até que as mudas sejam grandes o suficiente para serem transplantadas para recipientes maiores. 

7. Crie objetos novos para sua casa

Como isopor é um material muito versátil, ele pode ser usado para criar várias coisas. Um bom exemplo é reaproveitar uma caixa antiga e encapá-la para fazer um novo puff.

As placas de isopor podem ser incríveis para fazer aquela parede de tijolinhos. Especialmente se você não quer gastar muito, ou se é um lugar alugado e você quer poder remover esse detalhe depois com facilidade. Forrar quadrados de isopor com tecido também é uma alternativa bem interessante para criar quadros baratos e personalizados.

E se eu preferir reciclar o isopor fora da minha casa? 

Além da lixeira de cor vermelha, você pode descartar o isopor nos pontos de entrega voluntária, conhecidos como PEV. São locais em que o cidadão leva seus resíduos previamente separados. É preciso verificar quais são os PEV disponíveis na sua cidade ou região. Outra opção são os ecopontos. Semelhantes aos PEV, os ecopontos costumam ter mais opções de contentores para diferentes tipos de lixo, como resíduos industriais, poda de árvores, restos de construção, eletrônicos, etc.

Em São Paulo, por exemplo, nas regiões em que não existe a coleta seletiva, podem ser encontrados aproximadamente 1.500 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e 102 Ecopontos. Clique para ver lista completa dos endereços do PEVs e Ecopontos.

Apesar de muitas cidades infelizmente ainda não oferecerem coleta seletiva, é possível procurar junto à sua prefeitura informações sobre pontos de coleta. Outra alternativa é buscar por empresas que trabalham com a logística reversa do isopor.  A ProEcologic e a Kanauf e, por exemplo, fazem esse trabalho e oferecem pontos de coleta em diversas cidades do país. Ah! e não se esqueça: antes de enviar o isopor para a reciclagem, lembre-se de tirar os restos de alimento. Quanto mais sujo o material, pior é a qualidade do produto final, por isso é importante que ele esteja limpo e seco. Uma boa dica é lavar esse material reaproveitando a água que cai na pia quando você lava a louça.