As lojas de produtos a granel costumam ser bem parecidas: filas de potes de plástico ou vidro contendo alimentos secos como farinhas, cereais, frutas desidratadas e temperos, a opção de pesar a quantidade desejada,
Mas comprar produtos a granel faz muita diferença? Depende de como e por quais motivos você faz essa compra. Existem alguns fatores para verificar se as compras de alimentos sem embalagem realmente funciona para você.
Você ajuda o meio ambiente – se trouxer seu próprio pote
Você tem disciplina para lembrar de trazer seus próprios potes? Para que uma compra a granel ter um sentido de conservação ambiental, os compradores precisam trazer seus recipientes de casa. O problema é você lembrar de levar estes recipientes vazios! O que acontece normalmente é o consumidor comprar esses produtos embalados em pequenos sacos plásticos para só em casa armazená-los em outros potes. Nesse caso, você fica com uma grade quantidade de sacos plásticos vazios e perde a vantagem ambiental de reduzir o uso de embalagens.
Compensa ter potes de vidro e metal?
A resposta é sim, porém só se você for usar dezenas de vezes. Ter potes de vidro e metal para armazenar seus alimentos também tem vantagens e desvantagens. Esses materiais são mais robustos, funcionam a longo prazo e geralmente podem ser reciclados no final de sua vida útil, porém são pesados e geram mais emissões de carbono para sua fabricação e transporte. Ou seja, você precisa reutilizá-los muitas e muitas vezes para realmente obter um benefício ambiental nessa troca.
Evita desperdício de alimentos – se consumir tudo dentro do prazo
Existe uma razão pela qual o plástico descartável é usado para a embalagem: ele funciona. Produtos embrulhados em plástico permanecem frescos por até duas semanas a mais do que os desembalados. E um alimento que é jogado na lixeira é um desperdício de água e transporte (e emissões relacionadas), independentemente de como foi embalado.
Veja se é a compra certa para seu estilo de vida
A escolha de frutas e vegetais sem plástico depende da frequência com que você compra. Se você tiver tempo para fazer compras diariamente, é mais fácil ficar sem usar embalagens de plástico do que se você fizer algumas compras grandes por mês.
Definitivamente, precisamos avançar no sentido de pensar mais sobre a reutilização e a redução de embalagens, mas de maneiras que apoiem o estilo de vida que evoluímos. Algumas pessoas trabalham fora o dia todo. Se você não pode comprar regularmente, não sinta culpa ao comprar o produto embrulhado em plástico. É melhor em termos ambientais e financeiros fazê-lo durar mais tempo do que desperdiçar jogando fora.
Pense na vida útil do produto. Você vai consumi-lo antes que ele estrague? De fato, há uma razão pela qual muitas lojas a granel se concentram em produtos secos. Eles têm uma vida útil mais longa, portanto, são menos propensos a serem desperdiçados quando levados para casa e menos suscetíveis a serem danificados na loja.
A embalagem também pode ser útil
A embalagem tem outros benefícios além de evitar o desperdício de alimentos. Nós a usamos para comunicar datas de validade, informações nutricionais e até instruções de cozimento. No caso das lojas a granel é importante ver se a data está registrada nos recipientes maiores do estabelecimento ou se ela vem nas etiquetas após a pesagem, afinal não da para levar o produto sem esta informação.
As vantagens
- O conceito de compra a granel é especialmente útil se os clientes procurarem quantidades menores. Isso pode ser no caso de um novo produto precisa ser testado antes de ser comprado em quantidades maiores ou para quando se tem apenas algumas pessoas na casa.
- Os produtos são principalmente locais e costumam ser mais frescos
- Geralmente não possuem conservantes (produtos naturais).
As desvantagens
- Higiene – Embora a ideia de não empacotar em plástico ou papel e gerar menos desperdício faça muito sentido, é preciso mencionar que a embalagem também serve a outros propósitos. Um deles é manter a higiene do alimento. Com o alimento embalado não é preciso se preocupar se os recipientes para armazenamento estão limpos, se as colheres ou outros utensílios usados para retirar esses alimentos são adequados, etc.
- Não da para saber exatamente as condições de armazenamento da loja. Nesse tipo de compra o consumidor não consegue saber quando o produto foi reposto, com quem frequência os potes são lavados, etc.
- Produtos a granel são mais suscetíveis à contaminação porque é mais difícil armazenar esse tipo de mercadoria. Isso vale tanto para loja quanto para o armazenamento dentro da sua casa. Você precisa ter vários potinhos herméticos que ajudem a manter o produto sempre, limpo, fresco e livre de umidade.
- Como não possuem conservantes e geralmente são naturais eles têm uma vida útil menor.
Conclusão
Reduzir a pegada de carbono das suas compras de supermercado levanta questões complicadas, e as respostas podem não ser tão simples quanto você imagina ou gostaria. Devem ser considerados fatores como a frequência que você compras, as condições de armazenamento que você tem para estes produtos na sua casa, a sua disciplina para lembrar sempre de levar os recipientes vazios, etc. Se você não se encaixa neste perfil, não se preocupe. Há mudanças maiores que poderíamos fazer com mais facilidade. Por exemplo, podemos priorizar o uso embalagens recicláveis e garantir o descarte correto delas.