Não é fácil ter pensamentos e atitudes sustentáveis. Ajudar o meio ambiente é uma das grandes preocupações da população hoje em dia. Os recursos do planeta são limitados e é necessário fazer o uso consciente deles para que não acabem. Ser ecológico não precisa ser um sacrifício, mas sim um catalisador para inovação. Existem muitas oportunidades em um mundo mais verde.
Uma pesquisa do Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), indicou que o Brasil gerou só no ano passado cerca de 79 milhões de toneladas de lixo. Esta é a maior quantidade de resíduos entre os países da América Latina. Entre os impactos negativos da produção desenfreada de lixo estão o desperdício de matérias-primas, as enchentes (causadas pelo entupimento das redes de drenagem), o aumento dos custos para a realização da coleta e do tratamento destes resíduos, etc.
Portanto, o reaproveitamento do lixo doméstico é uma forma inteligente de reduzir os impactos ambientais. Em um mundo que está sendo tomado por resíduos, é hora de pensar em nosso lixo sob uma luz diferente e procurar uma vida mais sustentável. Aqui estão 10 itens domésticos que você pode salvar do lixo e dar um novo propósito.
1. Sacos plásticos
Vamos manter os sacos plásticos longe dos aterros, reutilizando-os das seguintes maneiras:
- Fazer compras novamente. Os sacos são muito leves e cabem dobrados no porta-luvas, nos bolsos e mochilas. Lembre-se de pegá-los antes de entrar na loja!
- Use para proteger os objetos que você envia pelo correio. Uma boa quantidade de sacos plásticos pode ser eficiente para enviar pacotes sem precisar de usar plástico bolha.
- Mantenha as plantas vivas quando você for fazer viagens curtas. Colocar sacos plásticos em volta das plantas vai ajudar a reter a umidade.
- Os sacos de plástico podem ser usados como sacos de lixo para recolher as fezes de animais de estimação, ou como saco para lixo comum nas lixeiras.
- Doe suas sacolas plásticas usadas (sem rasgos ou defeitos) para empresas locais que precisam de sacolas como brechós, bibliotecas ou abrigos de animais
2. Restos de comida
Aqui estão algumas ideias para reutilizar restos de comida em vez de jogá-los no lixo:
- A borra de café é rica em nitrogênio, o que é ótima para mudas e plantas (especialmente rosas). Ela pode ser usada para o controle de pragas e ajudar a manter as formigas e lesmas longe do seu jardim. Além disso, colocar a borra de café em sua geladeira ou freezer ajudará a neutralizar quaisquer odores.
- As cascas dos ovos são ricas em cálcio, então espalhá-las no solo abaixo das plantas aumentará o crescimento delas. Você também pode triturá-las até virar pó e depois adicione-as a vitamina e batidas.
- Sementes de abacate são ricas em fibras e antioxidantes. Elas podem ser secas, cortadas em pedaços e moídas em um pó fino e depois adicionados a vitaminas.
- Fazer a compostagem dos seus restos de alimentos é a melhor coisa que você pode fazer para o planeta, caso você não queira reutilizar os restos de comida.
Como fazer a compostagem em casa?
Podemos fazer compostagem de cascas de frutas ou restos de alimentos em casa. Esse procedimento vai transformar estes resíduos orgânicos em húmus ou adubo que pode ser reaproveitado, inclusive, no seu jardim ou na sua horta.
Para isso você vai precisar de uma composteira. Há diversos tamanhos delas que contemplam desde quem mora em apartamentos pequenos até as pessoas que moram em casa. Elas são práticas e não deixam cheiro. Existem sites especializados que vendem a composteira, mas você também pode fazer a sua em casa!
3. Copos descartáveis
O material plástico resistente dos copos descartáveis os torna perfeitos para serem reutilizados em casa. Existem muitas maneiras inovadoras de reutilizar seus copos plásticos. Com eles podemos fazer estufas em miniatura para mudas, amplificadores de som de smartphones, armazenamento de enfeites de Natal, artesanato, peças de decoração e até mesmo lanternas.
4. Caixas de ovos
- Comece criando mudas. Coloque em cada buraco as sementes de sua escolha. Depois de germinar, você pode plantar as mudas no seu jardim.
- Faça uma paleta para tintas para as crianças brincarem usando cada furo para uma cor diferente.
- Organize-se! É possível usar cada orifício da caixa para organizar ferramentas como porcas e parafusos. Crie etiquetas ou etiquete o topo da caixa de ovos para que você saiba o que há nela.
- Use para proteger seus itens durante a embalagem. Se você forrar o fundo de uma caixa com caixas de ovos e adicionar outras caixas ao topo da embalagem. Isso ajuda proteger os objetos que você precisa enviar no correio ou mover dentro da sua casa.
- Doe para produtores locais. Eles adoram caixas de ovos porque podem reaproveitá-las para vender seus produtos.
5. Garrafas PET
- Vasos para plantas. Em vez de comprar novos vasos a cada nova muda adquirida, aposte em reutilizar o lixo doméstico e transforme garrafas plásticas em casas para suas plantas. Dispense a compra de novas peças que podem, facilmente, serem substituídas por itens recicláveis. Faça um jardim vertical! Se você mora em um lugar com pouco espaço é uma ótima oportunidade.
- É possível customizar as garrafas que você for reutilizar com seu gosto pessoal. Por isso é o material perfeito para os trabalhos artesanais. Você pode fazer porta-objetos, utensílios para sua cozinha e muitos objetos de decoração.
6. Frascos de comprimidos vazios
Frascos de comprimidos vazios podem ser úteis para organizar caixa de ferramentas, gavetas, kit de costura e assim por diante. Eles são ótimos para guardar pequenas coisas.
Você pode, por exemplo, montar um kit de costura com linha, agulhas e alfinetes de segurança e guardá-lo na mala para levar em uma viagem. Os frascos também podem guardar um estoque de band-aids em sua bolsa e outros pequenos objetos.
7. Saquinhos de chá
Depois da água, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo. Aqui estão algumas maneiras de reutilizar saquinhos de chá:
- Alivie os olhos inchados. É só resfriar os sacos na geladeira e colocar um sobre cada olho.
- Acalme picadas de insetos e pequenas queimaduras. Também é só resfriar os sacos na geladeira e colocar na área atingida.
- Tome um banho relaxante adicionando saquinhos de chá usados à água. Da para ter efeitos interessantes de aromaterapia e suavização da pele.
- Alimente seu jardim com os taninos ácidos do chá com cafeína e rejuvenesça as plantas (especialmente rosas e samambaias) abrindo saquinhos de chá usados e espalhando o conteúdo sobre o solo abaixo da planta. Adubar é uma ótima opção de reutilizar seus saquinhos de chá e ajudar a enriquecer o solo.
8. Embalagens de alimentos
- Se a embalagem de algum alimento pode ser lavada e reutilizada, é melhor aproveitar. Já é comum fazer isso com potes. Os de sorvete geralmente congelamos comida no freezer, copos de requeijão de vidro se tornam copos da casa e potes de margarina podem servir como organizadores de objetos.
- Alguns destes potes também podem servir para colocar plantas, fazer medições (de comida para o cachorro, sabão e etc), entre outros.
9. Envelopes e embrulhos de presente
- Sabe aquela mania que algumas pessoas tem de guardar os embrulhos dos presentes? Essa pode ser uma ótima ideia. Se você não rasgou o embrulho durante a abertura da embalagem eles podem ser reutilizados na hora que você precisar presentear alguém.
- O mesmo acontece com os envelopes. Quando conservados eles podem ser aproveitados e servir para outras finalidades.
10. Recipientes de plástico
Além de reciclar as garrafas PET você pode transformar outros recipientes de plástico como embalagens de produtos de limpeza, frascos de shampoo, brinquedos antigos, etc em utensílios domésticos como vassouras, organizadores de sapatos e lixeiras.
11. Papéis
- Se você precisou imprimir um papel e não precisa mais dele, pode usar o verso como rascunho para suas anotações antes de jogá-lo fora.
- Jornais, revistas e sacolas de papel também são ótimos itens para serem reaproveitados. Seja criativo e crie cestos e bandejas de tecido incríveis e úteis com revistas e jornais
12. Itens de banheiro
- Escovas de dente velhas são ótimas para esfregar lugares de difícil acesso, como rejuntes e embaixo das torneiras. Servem também para limpar sapatos, ferramentas e objetos de decoração.
- Tubos de pasta de dente podem ser reutilizados como funil, cortando o fundo.
- As escovas de dente velhas também podem ser reutilizas como escovas de sobrancelhas e aplicadores de coloração para o cabelo.
- Garrafas vazias de desodorante são perfeitas para recarregar com receitas de desodorante caseiro
Esperamos que as dicas acima tenham ajudado a pensar em alternativas sustentáveis para produzir menos lixo na sua casa. O reaproveitamento do lixo doméstico não é difícil de ser feito e é um importante passo para colaborar com o meio ambiente. Repasse os ensinamentos para seus amigos, vizinhos e comunidade. Comece já a reutilizar o seu lixo doméstico!