A reciclagem é uma das melhores maneiras pelas quais podemos tentar causar um impacto positivo no mundo em que vivemos. Ela ajuda a reduzir a poluição pelo uso de produtos químicos e pela emissão de gases de efeito estufa liberados no meio ambiente. Também reduz a necessidade de matérias-primas para fabricação de novos produtos. Isso permite que o meio ambiente seja preservado para as gerações futuras.
Como a população mundial continua a crescer e a necessidade de mais produtos aumenta com a produção de resíduos, é fundamental manter uma consciência ambiental. Para causar o maior impacto benéfico ao meio ambiente, é importante saber exatamente quais itens são destinados a reciclagem.
Conheça os principais tipos de materiais recicláveis
Você pode encontrar instalações de reciclagem para estas categorias principais de lixo doméstico.
Plásticos
O plástico é tão versátil quanto reciclável. Ao reciclar os plásticos que usa todos os dias, você pode reduzir o impacto no meio ambiente e ajudar as empresas a cortar custos. No entanto, nem todos os tipos de plásticos são iguais. Cada produto de plástico possui um código de identificação. Este símbolo é um triângulo com um número de 1 a 7 dentro e geralmente na parte inferior do produto. Esse número oferece informações sobre a segurança e a biodegradabilidade de cada tipo de plástico. Conheça os tipos de plástico e saiba quais deles são os mais adequados para a reciclagem.
Os 7 tipos de plástico
1. PET ou Politereftalato de etileno
O PET é usado principalmente para embalagem de alimentos e bebidas. Ele tem uma forte capacidade de impedir que o oxigênio entre e estrague o produto. Felizmente, esses plásticos são facilmente recicláveis e a maioria das fábricas de reciclagem os aceita. Portanto, descartá-los adequadamente é fácil. Os plásticos PET podem ser reciclados em carpetes, móveis e fibras para roupas de inverno.
2 – Polietileno de alta densidade (PEAD ou HDPE)
Muito especial em comparação com os outros tipos, o PEAD tem longas cadeias de polímero. Isso o torna realmente denso e, portanto, mais forte e espesso que o PET. O PEAD é comumente usado nas sacola de compras retornáveis, frascos de xampu, potes de iogurte, recipientes de produtos de limpeza, frascos de sabonete líquido, frascos de remédios e produtos semelhantes.
O PEAD é o plástico muito comumente reciclado porque não quebra sob a exposição ao calor ou frio extremos. Como o material funciona bem em temperaturas altas e baixas temperaturas, ele é ideal para os itens que serão armazenados ou usados ao ar livre. Muitos brinquedos infantis também são feitos de PEAD.
O PEAD reciclado serve para fabricar produtos como canetas, madeira plástica, cercas de plástico, mesas de piquenique, caixotes de plástico, bancos de parque e vasos de flores.
3 – Policloreto de vinila (PVC)
Também conhecido como Vinil, o PVC é um plástico comum que começa rígido, mas se torna flexível quando são adicionados plastificantes. Encontrado em cartões de crédito, encanamentos, ladrilhos, janelas e equipamentos médicos. O PVC raramente é reciclado. Os plásticos de PVC contêm produtos químicos prejudiciais. Programas especializados reciclam o PVC em pisos, painéis e calhas nas estradas, para citar alguns produtos.
4 – Polietileno de baixa densidade (PEBD ou LDPE )
Esse tipo de plástico tem a estrutura química do polímero plástico mais simples, tornando-o muito fácil e barato de processar. É um material plástico muito utilizado por ser flexível, leve, transparente e impermeável. O PEBD é usado principalmente para: sacolas, embalagens plásticas, revestimentos para embalagens de papel para leite, copos para bebidas quentes e frias, tampas bolsa para soro medicinal, sacos de lixo, entre outros.
O PEBD é considerado uma opção de plástico mais segura para uso em alimentos e bebidas. Infelizmente, esse tipo de plástico é muito difícil de ser reciclado. Quando o PEBD é reciclado, ele pode ser transformado em itens como latas de lixo, painéis, móveis, piso e plástico-bolha, móveis de jardim e latas de lixo
5 – Polipropileno (PP)
Mais rígido e resistente ao calor, o PP é amplamente utilizado em recipientes de alimentos quentes. O PP é considerado um plástico seguro. Por este motivo ele é encontrado em tupperware, peças de automóveis, coletes térmicos, embalagens de iogurte, absorventes higiênicos e fraldas descartáveis. Embora possa ser 100% reciclado, é descartado com mais frequência. Quando reciclado, é transformado em itens de serviço como paletes, raspadores de gelo e cabos de bateria. Muitos programas de reciclagem aceitam PP.
6 – Poliestireno (PS)
Esse plástico é utilizado em potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, copos descartáveis, aparelhos de barbear descartáveis, brinquedos e também capacetes de bicicleta. As características principais deste plástico são leveza, capacidade de isolamento térmico e a flexibilidade. O PS pode ser reciclado em vários itens, incluindo isolamento para paredes e telhados, material escolar e molduras de placas de veículos.
7 – Plásticos diversos
São todos os plásticos que não fazem parte dos outros 6 tipos. Estão presentes em itens populares como óculos de sol, estojos de computador, náilon, etc. São plásticos difíceis de reciclar, pois não se quebram facilmente. Quando as fábricas de reciclagem o aceitam, ele é principalmente reciclado em madeira plástica e produtos especializados.
Vidro
A maior parte do vidro doméstico pode ser reciclado continuamente. Ele tem vida útil ilimitada e pode ser fundido e reciclado indefinidamente para fazer novos produtos de vidro.
No entanto, alguns itens de vidro, como pára-brisa de carros, pratos de cozinha e lâmpadas, geralmente não são aceitos pelos sistemas de reciclagem locais, portanto, verifique com o órgão de coleta de lixo do governo local para saber como reciclar esses itens.
Metais
Os metais são versáteis e podem ser usados de várias maneiras. Podem servir para fins industriais, como a fabricação de caminhões, carros, aviões, navios e ferrovias. Também podem ser matéria-prima para a fabricação de itens domésticos como talheres e louças. A vantagem sobre a reciclagem de metal é que o material pode ser reciclado continuamente sem alterar suas propriedades.
Os metais recicláveis mais comuns incluem o aço e o alumínio. Os outros metais, por exemplo, prata, cobre, latão e ouro, são tão valiosos que raramente alguém joga fora para chegar até a reciclagem.
Aço
Obtido principalmente de produtos como latas, carros, eletrodomésticos e materiais de construção. É só fundir as sucatas de aço em um forno para poder fazer a reciclagem.
Alumínio
As latas de alumínio são um dos materiais mais recicláveis, pois podem ser reprocessadas indefinidamente. Transformar latas de alumínio reciclado em latas novas consome 95% menos energia do que fazer novas.
Papel
Quase todos os itens de papel são recicláveis. A reciclagem de papel reduz a quantidade que vai para aterros sanitários, diminuindo a produção dessas emissões tóxicas de gases de efeito estufa. Além disso, quanto mais papel é reciclado, menos papel há nos aterros. Como o papel pode ser reciclado, é importante deixar espaço em aterros para os materiais que não podem ser reutilizados por meio da reciclagem. O papel ocupa espaço em aterros e vai para o lixo, pois pode ser reciclado de forma eficaz.
Têxteis
Muitas organizações de caridade e sem fins lucrativos operam pontos de entrega de doações produtos têxteis como roupas e sapatos. Normalmente, você encontra pontos de doação facilmente na sua cidade. O que estes grupos não podem reutilizar, eles geralmente vendem para empresas privadas que lidam com reciclagem de produtos têxteis.
Como preparar o material para a reciclagem?
A maioria dos materiais não pode simplesmente ser jogada no lixo. Mas o esforço compensa os benefícios ambientais. Aqui estão algumas boas práticas no momento da preparação:
- Amasse ou esmague itens como garrafas plásticas, caixas de papelão, jarros e latas de alumínio para abrir mais espaço na lixeira.
- Certifique-se de enxaguar bem todas as garrafas e latas.
- Sempre remova as tampas de garrafas e potes
- Certifique-se de que nenhum alimento ou líquido pegajoso fique preso em qualquer um dos seus recicláveis.
A importância de fazer a reciclagem
A reciclagem reduz a necessidade de extração (mineração, extração e extração de madeira), refino e processamento de matérias-primas, o que gera poluição substancial do ar e da água. Como a reciclagem economiza energia, também reduz as emissões de gases de efeito estufa, o que ajuda a combater as mudanças climáticas.
Com as tecnologias de reciclagem adequadas, cada um desses materiais discutidos pode oferecer opções sustentáveis para a melhoria do meio ambiente global.