Todos estamos bem cientes da destruição massiva do meio ambiente pelas mãos dos humanos. Isso leva-nos a novas invenções e a buscar inovações a cada dia para reduzir os danos causados por nós. Claro, não podemos simplesmente inventar algo do nada. Mas, o mínimo que podemos fazer é “Reutilizar, Reduzir e Reciclar”. A reutilização é um passo à frente da reciclagem. Reaproveitar as garrafas plásticas que já temos é um excelente hábito a se adquirir se quisermos fazer nossa parte para ajudar a salvar o planeta.
Você ficará surpreso com quantas oportunidades de reutilização existem. Então, quando você terminar de usar aquela garrafa de plástico, ao invés de jogar fora, use-a para fazer algo incrível. Confira esses 7 projetos de artesanato criativos, funcionais e de baixo custo que transformarão a sua garrafa PET em tudo, desde o armazenamento de objetos até a decoração da sua casa.
1- Lâmpada de Moser
A lâmpada de garrafa PET ou lâmpada de Moser foi inventada por Alfredo Moser, mecânico mineiro de Uberaba. Seu objetivo foi ajudar as pessoas e economizar energia. Sua invenção já foi usada em mais de 20 países e é utilizada em muitos locais pobres. A lâmpada de Moser apresenta uma luminosidade equivalente a lâmpadas incandescentes de 40 a 60 watts e só funciona durante o dia.
2. Bolsinhas com zíper
Transforme suas velhas garrafas de plástico em bolsinhas e estojos de zíper sem costura. Super úteis e resistentes, esses acessórios te ajudarão a organizar tua vida, e você consegue fazê-los quase sem nenhum custo. Você pode usá-los para armazenar todos os tipos de coisas e são também uma ideia incrível de artesanato para a volta às aulas para as crianças. Para fazer, corte a garrafa de plástico, cole um zíper nela, personalize as decorações e pronto.
3. Alimentadores de pássaros reciclados (DIY)
Se você mora em uma região que tem muitos passarinhos, um alimentador de pássaros reciclado (DIY) estrategicamente colocado permitirá que você veja essas belas criaturas emplumadas de perto. Com pouco tempo e muito pouco dinheiro, você pode fazer um com materiais simples – uma garrafa de plástico, comida para pássaros e algumas colheres de madeira.
4. Cofre de porquinho
Este projeto simples não apenas recicla uma garrafa de plástico e faz um cofrinho adorável, mas também incentiva as crianças a começarem a economizar e reciclar desde cedo. Basta cortar a garrafa PET da maneira adequada e se divertir criando esses porquinhos super fofos que ficarão lindos nas suas prateleiras. E não precisa necessariamente ser um porquinho; dá para ser criativo e fazer outros animaizinhos!
5. Recipientes de armazenamento de cozinha
Garrafas de plástico velhas podem ser recipientes de armazenamento excelentes. Recupere o espaço da sua cozinha com esta solução de arrumação para cozinha muito interessante e muito acessível. Fazer recipientes reaproveitados com suas garrafas antigas é divertido e super fácil, além disso, você pode economizar algum dinheiro criando algo de que precisa em vez de sair e comprá-lo.
6. Puff feito com garrafas PET
Em vez de jogar fora as velhas garrafas de plástico, faça um puff personalizado para sua casa com garrafas recicladas. É simples e fácil de fazer, e você também não terá que gastar uma fortuna neste projeto, que transforma garrafas descartáveis em móveis básicos.
7. Alimentador para animais domésticos com garrafa PET
Se você tem animais de estimação, este é o projeto de reciclagem de plástico perfeito para você. Esta é uma maneira fácil de transformar garrafas plásticas em um dispositivo descartável para alimentar seus amigos peludos. Basta escolher os frascos adequados aos seus animais de estimação, de preferência grossos e fortes.
Benefícios da reutilização de garrafas de PET:
- Conservação de Petróleo – Quando uma tonelada de garrafas plásticas é reciclada, cerca de 3,8 barris de petróleo são economizados.
- Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa – A substituição por materiais reciclados reduz a emissão de gases de efeito estufa que são produzidos na fabricação a partir de materiais virgens.
- Economia de espaço no aterro – Não ter milhões de garrafas plásticas no aterro resulta em uma economia de espaço nos aterros sanitários.
- Redução da poluição – O reaproveitamento de garrafas plásticas de água significa que há menos demanda para a fabricação de novas garrafas de resina virgem de petróleo, e isso leva à produção de menos lixo que vai para aterros, córregos e parques. A reutilização de garrafas plásticas pode reduzir significativamente a poluição, as emissões de gases de efeito estufa e o uso de energia.
- Redução de resíduos – lavar e reutilizar garrafas plásticas de água reduz o desperdício e a aglomeração de aterros, minimiza a poluição e conserva energia. Reabastecer sua garrafa de água de plástico com água da torneira consome menos recursos do que comprar água comercialmente purificada e engarrafada.
- Um ambiente limpo – Todos os dias, os consumidores descartam milhões de garrafas plásticas de água. Essas garrafas entulham rodovias, obstruem cursos de água ou acabam em incineradores e aterros sanitários.