Ao ver um produto compostável, você pode concluir que se trata de algo positivo para o meio ambiente, certo? Bem, o material não é tão inofensivo quanto parece. Tanto que algumas estações de compostagem nos Estados Unidos não aceitam mais plásticos compostáveis.

Quando falamos em algo compostável, a ideia é que o resíduo se biodegrade naturalmente quando depositado na terra, como acontece com restos de alimentos. Mas os impactos ambientais das embalagens compostáveis são debatidos até hoje.

Em 2019, as redes de restaurantes Sweetgreen e Chipotle foram alvos da imprensa. O motivo: os bowls compostáveis usados para servir a comida continham substâncias químicas (PFAs) associadas ao câncer. Os ambientalistas questionavam se essas substâncias poderiam contaminar o local durante a compostagem.

Pesquisadores do Departamento de Qualidade Ambiental do Oregon examinaram 18 anos de estudos de ACVs (Avaliações de Ciclo de Vida) de serviços de alimentos compostáveis e descobriram que em 76% do tempo esses sistemas tinham um impacto ambiental maior do que a embalagem não compostável. Os resultados foram publicados em 2018.

Peter Canepa, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, lembra que é preciso considerar o processo de produção dos plásticos compostáveis. Muitos são feitos a partir da cana-de-açúcar, milho ou soja. Essas alternativas produzem menos gases de efeito estufa do que o plástico feito a partir do óleo. Porém, a produção dos bioplásticos a partir de plantas requer terra, fertilizantes e pesticidas, causando poluição, acidificação e florações de algas. 

Quando têm as substâncias químicas poluentes, as embalagens compostáveis contaminam o restante do que é compostado e impedem que o responsável venda o composto acabado como orgânico. 

Kyleen Sanchez trabalha para o Lower Eastside Ecology Center, um espaço de afirma que muitos dos plásticos compostáveis não se degradam no mesmo ritmo que os resíduos alimentares, e muitas vezes precisam de um ambiente industrial para se decompor, o que não é oferecido pelo Center. por se tratar de uma instalação de compostagem comunitária. 

Por esses motivos, optar pelo plástico compostável não é uma decisão inteligente quando se trata da redução dos impactos ao meio ambiente.

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=AKJSIl63DJw