Sacolas plásticas parecem ser uma das coisas mais odiadas no planeta. Mas você sabia que, quando se trata de questões como mudanças climáticas, sacolas de papel e de algodão são, na verdade, muito piores para o planeta do que as de plástico?

Quando as pessoas analisam os impactos ambientais, tendem a focar apenas no final da análise do ciclo de vida. Mas o que bem menos pessoas enxergam está bem no início, no lado da produção. Na verdade, a sacola plástica foi originalmente inventada para ajudar a salvar o planeta. Para Sten Gustav Tulin, o inventor da sacola plástica, a ideia de que as pessoas simplesmente jogariam essas sacolas fora seria algo bizarro.  

A sacola plástica foi criada na Suécia, em 1959. Naquela época, as pessoas usavam muitas sacolas de papel, e para produzi-las era necessário derrubar muitas árvores, o que não era exatamente bom para o planeta.  

Sten teve uma ideia. Ele percebeu que, se pudesse criar uma sacola resistente, leve e durável, as pessoas poderiam usá-la repetidamente. Isso significaria menos árvores sendo derrubadas, o que seria melhor para o meio ambiente.  

Era, sem dúvida, uma melhoria em relação ao que existia antes. Ele sempre carregava uma no bolso, dobrada. Sabe o que hoje todos somos incentivados a fazer, que é levar nossas próprias sacolas para o mercado? Ele já fazia isso nos anos 70 e 80, naturalmente. O problema é que essas sacolas eram tão convenientes que nós, consumidores, ficamos preguiçosos.  

Nós simplesmente passamos a jogar as sacolas fora depois de usá-las. As sacolas plásticas não foram criadas para serem de uso único, mas acabaram se tornando. E essa é uma das razões pelas quais temos esse problema de poluição plástica hoje.  

Muitos países agora cobram por sacolas plásticas, com a ideia de que as pessoas não vão querer uma se precisarem pagar por ela. E em alguns países, essas sacolas foram completamente proibidas. Como consequência, muitos estão abandonando o plástico e usando mais sacolas de papel e algodão.  

Mas essas sacolas não são exatamente sustentáveis. Uma sacola de papel consome mais energia e muita água para ser produzida, além de ser mais pesada. Então, dependendo de onde são fabricadas, há um impacto ambiental extra no transporte delas até as lojas.  

As sacolas de algodão são ainda piores. O algodão consome muita água e é uma cultura bastante intensiva de produzir. É a mesma preocupação que temos com algumas questões com roupas feitas apenas para a estação e que são descartadas em pouco tempo.  

Por outro lado, as sacolas plásticas são muito eficientes de fabricar. Precisamos de pouquíssimo petróleo e energia mínima. E para que uma sacola de papel seja tão ecológica quanto uma sacola plástica de uso único que é reciclada, ela precisa ser usada pelo menos três vezes. Já as sacolas de algodão precisam ser usadas pelo menos 131 vezes para terem o mesmo impacto ambiental.  

Isso torna difícil saber: bem, qual sacola devo usar se não quero prejudicar o planeta? A resposta é simples: use uma sacola que você já possui e continue usando-a repetidamente.  

E quando ela quebrar, conserte-a ou recicle-a. 

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=DQW5w9yAWgE