imagem de canudos de metal versus canudos plásticos

Qual é o impacto ambiental dos canudos ecológicos? Eles são melhores ou piores que os de plástico? Os canudos de materiais alternativos são realmente sustentáveis? 

Se defendemos substituir o plástico por alguma alternativa, precisamos ter certeza de que a alternativa é uma verdadeira melhoria.

Pegada de carbono e resíduos

canudos reutilizáveis

A análise descobriu que a fabricação de palhas de aço inoxidável emite 140,91 g de CO2 por palha, enquanto as de plástico emitem 1,10g de CO2 por palha. Portanto, um canudo de aço inoxidável precisa ser usado 128 vezes para diminuir as emissões em comparação com um canudo de plástico.

canudos de alumínio sustentáveis

Os canudos de bambu e papel geram emissões de carbono mais altas do que os de plástico, devido a impactos no uso da terra e decomposição. Estudos mostram que a pegada de carbono dos canudos bioplásticos é maior que a dos canudos de plástico comum porque a sua fabricação produz mais resíduos. A pesquisa mostrou que a produção de papel consome mais recursos do que a produção de plástico, usando 4 vezes mais água e criando 3,3 vezes mais gases de efeito estufa se comparado ao plástico convencional.

canudos de bambu

Os canudos bioplásticos ou biodegradáveis

Os canudos bioplásticos são enganosamente comercializados como compostáveis; quando, de fato, se forem descartados no lixo normal, terão o mesmo efeito poluente que os canudos plásticos normais, ou seja, levarão anos para se decompor.

Mesmo os canudos feitos de materiais biodegradáveis, como papel, bambu e macarrão, não se decompõem no aterro. Todo lixo que vai parar nos aterros sanitários mantém o seu volume, peso e forma originais, já que para que aconteça a decomposição anaeróbia dentro do aterro é preciso que exista um equilíbrio adequado de umidade, nutrientes e temperatura para ser possível biodegradar esse material. 

vários canudos de papel

Qual deles é o melhor?

Para ser realmente ecologicamente correto, precisamos evitar que os resíduos acabem em aterros sanitários. Os dados mostram que os canudos de metal têm uma pegada de carbono mais baixa e, portanto, são melhores para o meio ambiente do que os canudos de papel, mas apenas se forem usados ​​no mínimo 128 vezes. Ao considerar o desperdício, os canudos de metal são melhores para o meio ambiente do que todos os canudos descartáveis ​​ (plástico, papel, bambu, macarrão e bioplástico), pois são reutilizados em vez de descartados.

canudos de papel e canudos metálicos

Mineração

Infelizmente, a produção de aço inoxidável afeta o meio ambiente através das emissões atmosféricas, contamina as águas, produz resíduos perigosos e resíduos sólidos, tanto pelos processos de mineração quanto pelos processos de fabricação. 

No entanto, a durabilidade do aço inoxidável significa que esses impactos são necessários apenas uma vez para milhares de usos. O aço inoxidável tem um ciclo de vida sem fim e é o material mais reciclado do planeta, mais do que todos os outros materiais combinados. A maior questão é ter a disciplina de carregar o canudo no caso dos usuários e de higienizar corretamente os canudos em casos de bares e restaurantes.Uso da Terra

Uso da Terra

planta pequena crescendo

Por outro lado, produzir as matérias primas que se tornarão canudos descartáveis também não é simples. É preciso madeira para fabricar os canudos de papel, milho ou cana de açúcar para fabricar os canudos bioplásticos, trigo para canudos de macarrão e bambu para canudos de bambu. Tudo isso faz crescer a demanda no uso da terra. Esse plantio gera emissões de gases de efeito estufa, preocupações com a segurança alimentar e impactos na biodiversidade através do uso de pesticidas, fertilizantes e outros produtos químicos no processo de fabricação.

Reciclar ou deixar de usar

mão segurando símbolo de reciclagem
Hand Hold Recycle Sign Paper Carving

A reutilização é claramente sempre melhor para o meio ambiente do que refazer os canudos descartáveis ​​de uso único repetidamente. A economia circular (fabricação e reutilização) é superior a uma economia linear (fabricação, uso e descarte).

Obviamente, não usar canudos é melhor para o meio ambiente do que usar. Mas, muitas vezes, os canudos são necessários ou preferidos – por exemplo, em casos que não é possível lavar a lata antes de consumir a bebida ou em situações em que o consumidor tem necessidades especiais. Para muitas pessoas, o canudo é a única maneira de se alimentar de maneira autônoma.