Blog

seaspiracy

Seaspiracy: o canudo plástico não é o vilão dos mares

O excesso de plásticos nos oceanos é um assunto bastante debatido e um dos maiores argumentos dos ambientalistas que se posicionam contra esse material. No entanto, os plásticos provenientes de embalagens e outros produtos não são exatamente os maiores vilões da poluição marinha. Feito pelo cineasta Ali Tabrizi, o documentário Seaspiracy (atualmente disponível na Netflix) traz dados e discussões sobre o assunto e aponta para um agente responsável pelo maior volume de poluição nos oceanos: a pesca industrial. Os dados…

Leia Mais
plastico nao reciclavel

Empresa transforma plásticos não-recicláveis em substâncias para indústria

Uma das orientações para aumentar o volume de resíduos reaproveitados é lavar os recipientes e embalagens plásticas antes de encaminhá-las à coleta seletiva. Afinal, os resíduos de alimentos, além de deixarem um mau cheiro bem difícil de ser eliminado, também contaminam as outras embalagens. Embora a higienização em casa possa ser feita superficialmente, apenas jogando um pouco de água (de preferência, de reúso) para tirar o excesso de resíduos, trata-se de uma etapa a mais dentro da rotina doméstica. E,…

Leia Mais
reciclagem metal

Reciclagem de metal é alternativa sustentável, mas ainda pouco aproveitada

Um estudo que analisou a vida útil econômica de 61 metais usados ​​comercialmente revelou que mais da metade tem uma vida útil inferior a 10 anos. A pesquisa, publicada em 19 de maio na Nature Sustainability, também mostra que a maior parte desses metais acaba sendo descartada ou perdida, em vez de ser reciclada ou reutilizada. O problema não se resume só ao volume de lixo gerado. A produção de metal corresponde a cerca de 8% da emissão total de…

Leia Mais

Certificado de Crédito de Reciclagem pode incentivar a reutilização de materiais como plástico e vidro

O índice de reciclagem no Brasil ainda é muito baixo. Segundo dados do G1, apenas 3% do lixo produzido no país é reprocessado, um volume muito pequeno principalmente se lembrarmos a geração de 80 milhões de toneladas de resíduos no ano. Iniciativas governamentais são importantes para promover um maior reaproveitamento dos materiais. Embora exista mais consciência sobre a necessidade do reúso do plástico e da redução do descarte de resíduos no meio ambiente, oferecer estímulos para empresas e pessoas é…

Leia Mais

Lixo eletrônico: qual a maneira correta de descartar?

Com o uso cada vez mais intenso da tecnologia, também aumenta a geração de lixo eletrônico. Apenas em 2019, foram 53,6 milhões de toneladas de aparelhos eletroeletrônicos descartados pelo mundo, com apenas 17,4% reaproveitado como matéria-prima para a produção de novos itens, segundo dados publicados no portal Green Eletron. As informações sobre o lixo eletrônico produzido no Brasil também não são muito animadoras, já que o país está em 5º lugar na lista de geradores desse tipo de lixo, como…

Leia Mais
inovacao reaproveitamento plastico

Inovações no reaproveitamento do plástico: qual o cenário atual?

Desde a década de 90, é possível observar um aumento nas inovações em tecnologia de plástico relevantes do ponto de vista ambiental, com destaque para as patenteadas para reciclagem. No entanto, essas propostas estão concentradas apenas em alguns países, como China, Japão, Coréia, Estados Unidos, Alemanha e França. Para que ocorra uma mudança significativa no reaproveitamento do plástico, torna-se imprescindível que esses projetos aconteçam em escala mundial e especialmente nos países em que o descarte de plástico ainda é um…

Leia Mais
sustentabilidade_moda

Sustentabilidade na moda: como promover a economia circular no setor?

Com a intensa industrialização e o crescimento do fast fashion, também houve um aumento dos resíduos produzidos pela indústria da moda. As roupas duram cada vez menos e as pessoas consomem em maior volume e ciclos cada vez mais curtos, o que gera problemas ambientais não só pela maior quantidade de lixo, mas também pela energia consumida nos processos produtivos e na emissão de gases poluentes. Só no Brasil, de cada 100 toneladas de lixo têxtil produzidas anualmente, 80 são…

Leia Mais

Plástico secundário: há demanda por esse material?

Algumas ações podem ser adotadas para tornar o mercado mais favorável ao plástico reciclado, aumentando as possibilidades e a aceitação do material O princípio dos 3Rs é usado como diretriz de ações sustentáveis. Ele prevê a aplicação de ações em relação aos resíduos, segundo a ordem de importância de cada uma: reduzir – reutilizar – reciclar. Isso indica que, antes de cogitar maneiras de reutilizar e reciclar o plástico, é importante pensar na redução desse material. Isso não significa eliminar…

Leia Mais

O que é preciso para implementar a Nova Economia do Plástico?

A sustentabilidade depende de novas políticas que priorizem a reutilização de materiais importantes para a cadeia de consumo. No entanto, essa mudança depende de mudanças estruturais para que se torne realidade. A Nova Economia do Plástico traz uma ideia bastante interessante: a de que o plástico nunca vira lixo, e que pode ser reintroduzido da economia com valor técnico ou biológico. Esse propósito está totalmente alinhado aos princípios da economia circular, com o objetivo de implementar uma política mais sustentável…

Leia Mais
crise hidrica

Crise hídrica: empresas precisam agir com urgência para mitigar problemas

A mudança climática resultante do aumento do efeito estufa traz consequências não só para os cidadãos e para o meio ambiente; as empresas também sofrem os impactos das transformações no planeta. Alterações no volume das precipitações e secas extremas influenciam o aumento dos custos operacionais e impõem condições, muitas vezes críticas, às comunidades ao redor das instalações corporativas. Para que consigam manter as atividades e prosperar em um futuro próximo, as organizações precisam desenvolver resiliência e criar condições de adaptação…

Leia Mais
Sobre nós

O Movimento Verdade Sustentável é uma organização sem fins lucrativos que trabalha a conscientização da população brasileira sobre importantes questões ambientais. Queremos promover a informação e a mobilização da população para ações concretas que tenham um impacto positivo no mundo em que vivemos.

Nossas redes sociais

Quer ser o primeiro a receber nossos conteúdos?
Então se inscreva agora em nossa newsletter: