O novo Coronavírus (2019-nCoV) é o assunto do momento! A doença causa infecções respiratórias, e assim como o vírus da gripe comum, é transmitida por contato direto. Como ainda não existe vacina, a melhor tática nesse momento é a prevenção. Uma das principais formas de evitar o contágio por este e outros tipos de vírus é ter um cuidado especial com seus objetos de uso pessoal.
Jantando com o inimigo
Todos que usam transporte público sabem que esse é um espaço em que você está bastante exposto, já que muitas pessoas passaram por ali antes ou estão ali no mesmo momento que você. Mas já parou para pensar em quais outros lugares você vai despreocupadamente e sem notar que está compartilhando objetos pessoais com muita gente?
Uma atividade simples como jantar em um restaurante que você não conhece bem já pode ser já ser complicada. A explicação é simples: quando alguém contaminado pelo Coronavírus, por exemplo, encosta a boca na borda de um copo, tanto o utensílio quanto a bebida passam a estar contaminados automaticamente. Ou seja, para os vírus que são transmitidos através de gotículas de saliva, encostar no objeto já faz com que ele passe a servir como meio de contágio para as outras pessoas.
Como os descartáveis podem te ajudar na luta contra o Coronavírus
Se você está preocupado com Coronavírus é bom repensar suas escolhas. Nesse momento usar produtos descartáveis é a sua melhor saída.
Quando você chega em um bar, lanchonete ou restaurante novo não dá para adivinhar se fizeram uma higiene adequada dos objetos que você vai usar.
O Copo Sujo que pode ser encontrado também fora do boteco
Mas afinal, não é só lavar com água e sabão? Não! Para fazer a higienização desse tipo de utensílio é preciso um processo de desinfecção. É necessário mergulhar talheres, copos, pratos e outros objetos por alguns minutos em água fervente ou clorada.
Você já parou para pensar se a maioria das lanchonetes e restaurantes faz isso? Não mesmo. São poucos os estabelecimentos que tomam esses cuidados. Mesmo na sua casa para considerar limpos esses talheres e copos você teria que passar álcool 70% ou hipoclorito de sódio (água sanitária) após a lavagem. Alguns restaurantes têm sim um processo de esterilização adequado e oferecem copos e talheres limpos, mas eles não são a maioria.
Para se ter uma ideia da dimensão deste problema, um estudo sobre as condições sanitárias dos copos, louças e talheres dos restaurantes, bares e cafés do centro da cidade de São Paulo examinou 32 cafés e bares e 12 restaurantes, escolhidos de forma aleatória. Dentre todos eles, apenas 14,1% das xícaras puderam ser consideradas limpas e nenhuma amostra de copos foi encontrada dentro dos limites desejáveis de limpeza.
Considerando tudo isso, a melhor alternativa em tempos de Coronavírus é usar objetos que sabemos que não foram utilizados antes e que não serão utilizados depois, ou seja, produtos descartáveis. E de preferência, claro, descartar esses produtos em pontos de coleta adequados que farão a sua reciclagem correta.
Outras medidas interessantes para se prevenir do Coronavírus
Além de ter muita atenção com a limpeza de copos e talheres é interessante ter muito cuidado ao compartilhar objetos pessoais. O compartilhamento pode causar muitos problemas quando se trata do vírus. Veja no infográfico abaixo de que outras formas você pode se prevenir.
One comment