Ao longo dos anos, um tema ambiental que passou a ter cada vez mais importância é o design sustentável. Os designers de produto exercem um papel fundamental na batalha para aumentar o desempenho ambiental de um produto. Se os produtos fossem projetados de maneira mais cuidadosa, consequentemente, isso levaria a um impacto mínimo no meio ambiente. Designers possuem muito poder para mudar o mundo: os produtos que eles constroem hoje podem tornar o mundo mais sustentável amanhã.
As empresas e designers de produtos estão em uma posição privilegiada para causar um impacto realmente positivo. O designer de produto tem um impacto no estágio central em que as decisões são tomadas sobre quais entradas são necessárias, como devem ser processadas, como é o ciclo de vida do produto e como é o seu fim de vida. As empresas que criam produtos e os designers de produtos podem proteger nosso planeta (e a saúde das pessoas) por meio de opções de design sustentáveis.
O que é a sustentabilidade no design?
Ao criar produtos, tanto as empresas quanto os designers de produtos podem defender e projetar para o uso de materiais que minimizem o desperdício e o consumo de energia. Vender produtos é ótimo, mas projetar e vender produtos que apoiem a saúde global ao invés de prejudicá-la é melhor ainda.
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento define design ou desenvolvimento sustentável como:
“Um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”.
A sustentabilidade no design se concentra em abordar e buscar soluções eficientes e eficazes que são melhores para a sociedade, o meio ambiente e para as empresas por meio do uso eficaz dos recursos naturais e da redução de resíduos e toxinas no meio ambiente.
É feita principalmente promovendo:
- A diminuição da pegada de carbono do produto
- Reuso de materiais
- Reciclando matéria-prima
- Reduzindo o consumo excessivo
No entanto, raramente ouvimos a palavra sustentabilidade nas discussões de produtos.
Impactos ambientais que poderiam ser mudados pelo design
A estrategista de sustentabilidade Leyla Acaroglu traz uma informação interessane em seu TED-talk. Segundo ela, 97% dos lares no Reino Unido possuem uma chaleira elétrica e 65% deles admitem encher demais com água essas chaleiras. A energia extra que é desperdiçada diariamente para ferver essa água não utilizada seria suficiente para iluminar todas as luzes da rua em Londres por uma noite.
Todo esse consumo excessivo em escala nacional poderia ser evitado com um design de produto mais cuidadoso. E uma coisa tão simples como desenhar chaleiras menores e mais fáceis de entender quanta água é necessária para uma xícara de chá pode impedir o Reino Unido de precisar comprar energia nuclear da França durante os intervalos comerciais de grandes eventos transmitidos pela TV, como, por exemplo, a Copa do Mundo da FIFA (quando todos ligam suas chaleiras praticamente ao mesmo tempo). Essa é a dimensão da importância e do impacto de ter um bom design de produto feito com o pensamento na sustentabilidade.
O projeto deve considerar o ciclo de vida do produto
Uma das maneiras mais eficazes de projetar produtos mais ecológicos é pensar além do produto em si e otimizar todo o “ciclo de vida” do produto. O design de produto sustentável não significa apenas evitar produtos químicos tóxicos e escolher construir com materiais reciclados ou de fontes naturais. A fabricação, transporte e operação do produto também impactam a sustentabilidade do produto.
As melhores soluções de design são as que diminuirão os maiores gastos e desperdício de energia durante a vida útil do produto. Em seguida, é importante se perguntar o que acontecerá com o produto quando essa vida útil acabar.
Como as empresas podem projetar para a sustentabilidade amanhã
Aqui estão algumas ideias de como diferentes empresas devem considerar tornar seus produtos mais sustentáveis. Obviamente, não temos dados suficientes para afirmar que essas soluções fazem sentido do ponto de vista de negócios, então o objetivo delas é mostrar como melhorias de pequeno esforço podem afetar o meio ambiente.
Exemplos de design limpo
O design mais limpo como conceito é o design de um produto para minimizar seu impacto ambiental ao longo de todo o seu ciclo de vida. Para ter sucesso, é necessária uma compreensão do ciclo de vida de um produto (matéria-prima, fabricação, uso e fim de vida). É então uma questão de considerar como esses impactos ambientais em cada estágio do ciclo de vida podem ser reduzidos por meio de um design melhor. Intervenções comuns que um designer pode considerar (com alguns exemplos) incluem:
- Limitações de uso de matéria-prima – projetar um produto com menos matéria-prima levará a um impacto reduzido por meio da extração da matéria-prima, além de menos desperdício quando o produto chegar ao fim de sua vida. Um peso geral mais baixo do produto também pode levar a impactos ambientais reduzidos durante o transporte.
- Eliminação de materiais perigosos – quanto menos materiais perigosos dentro de um produto, menos poluição ocorre durante a fabricação e é provável que o produto seja mais fácil de reciclar.
- Uso reduzido de energia – um produto elétrico pode ser projetado de forma a usar menos energia. Pegue um smartphone, por exemplo; os designers de software podem garantir que o software seja otimizado de forma que funções não essenciais não operem quando não forem necessárias.
- Maior vida útil – um projetista pode garantir que um produto possa ser facilmente desmontado de forma que, se uma peça der errado, ele pode ser facilmente substituído sem jogar fora todo o produto.
- Maior potencial para reciclagem – um produto pode ser projetado usando materiais que podem ser reutilizados ou reciclados quando chegam ao fim de sua vida útil.
Os exemplos acima são apenas alguns exemplos selecionados de como um design mais limpo pode reduzir o impacto ambiental e há muitos outros que levam à redução do impacto ao longo do ciclo de vida em áreas como manufatura, segurança de produtos e poluição.
Oportunidades associadas ao design sustentável
Para atrair as pessoas, os profissionais do meio ambiente precisam estar cientes dos benefícios potenciais da implementação de projetos mais limpos.
Abaixo estão alguns exemplos gerais que podem ser relevantes na maioria das situações:
- Custos de produção mais baixos – menos materiais, resíduos e energia equivalem aos custos de fabricação e aquisição mais baixos.
- Maior participação de mercado – ter um impacto ambiental reduzido dá a um produto um ponto de venda exclusivo.
- Obrigações de conformidade – ter menos matérias-primas perigosas e resíduos na fabricação resultará em menos probabilidade de não conformidade com a legislação ambiental.
- Impactos ambientais reduzidos – obviamente! Um design mais limpo significa que muitos impactos ambientais associados às principais questões ambientais, como mudanças climáticas, produção de resíduos, poluição e uso de matéria-prima podem ser significativamente minimizados ao longo do ciclo de vida.
O design de produto sustentável pode fazer a diferença
Empresas e designers de produtos têm muito poder para fazer escolhas que impactam positivamente nosso meio ambiente – e por extensão – nós. Pode ser uma maneira totalmente nova de abordar um desafio de design para você. Mas vale a pena. Se projetarmos produtos de uma forma ‘mais limpa’, poderemos reduzir significativamente os impactos ambientais em muitas áreas, como a cadeia de suprimentos, o uso e o fim da vida útil dos produtos.
É vital fazermos isso, portanto, se a sociedade deseja reduzir seu impacto, que as questões ambientais sejam consideradas desde o nascimento do produto (na fase de projeto). Quando enfrentamos um desafio aparentemente intransponível, como o combate à poluição global, muitas vezes nos questionamos o que podemos fazer. Como vimos nesse post, as empresas e os designers de produto que fazem escolhas informadas e responsáveis sobre o design de seus produtos podem fazer muito. Eles podem tornar o mundo um lugar melhor para todos nós!