Lavar ou não lavar seus recicláveis, eis a questão. Você pode ter  se perguntado isso enquanto olhava indecisamente para a sua lixeira. Especialmente se você parar para pensar que o uso de água diminui a economia da reciclagem. Mas, afinal, há problema em deixar seus recipientes no estado em que se encontram quando você termina de usar?  

Há um verdadeiro debate sobre se é necessário lavar os recicláveis. E a resposta é sim. Existem mais vantagens em lavar os materiais antes de colocar na lixeira, mas é importante verificar com sua unidade de reciclagem local ou transportador de lixo as regras específicas em sua área. Alguns municípios têm regras rígidas para o enxágue de recicláveis, enquanto outros deixam que você decida.

Quais são os materiais que você pode reciclar?

Fazer reciclagem significa usar menos energia para obter e processar novas matérias-primas, ou seja, gerar menos emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes. Também significa manter os resíduos potencialmente liberadores de metano longe dos aterros sanitários, além de criar empregos. Os principais materiais que podemos reciclar são: 

Plásticos

Resíduos de plástico também podem ser reaproveitados e reutilizados. A reciclagem consome menos energia do que fazer plástico novo a partir de matérias-primas, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir o consumo de combustível fóssil.  Reciclar plásticos mantém esses materiais fora dos aterros e do ambiente natural. A Universidade de Stanford estima que reciclar 1 tonelada de plástico economiza 7.200 quilowatts-hora de eletricidade. 

O plástico reciclado pode ser usado para criar itens como frascos de shampoo, funis de óleo, ladrilhos e cones de trânsito, entre muitos outros produtos. Além disso, existem muitas maneiras inovadoras de usar plástico reciclado. Por exemplo, plástico reciclado pode ser usado para criar decks de construção, roupas esportivas, interiores de veículos e outros produtos.

Vidro

Reciclar vidro economiza energia. O vidro reciclado derrete a uma temperatura mais baixa, ou seja, o gasto de energia é menor. Segundo a WWF, o vidro produzido com vidro reciclado reduz a poluição do ar em 20% e a poluição da água em 50%. Além disso, reciclagem de vidro reduz o espaço ocupado por estes materiais dentro dos aterros.

Metal 

A reciclagem de metal conserva os recursos naturais, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e usando menos energia do que fazer metal a partir de minério virgem. A produção de um novo metal libera uma quantidade muito maior de emissões de gases de efeito estufa em comparação com a fabricação de produtos de metal reciclado. Usar sucata em vez de minério virgem gera 97% menos resíduos de mineração e usa 40% menos água, de acordo com o National Institute of Health.

Papel

A reciclagem de papel economiza energia, reduz os gases de efeito estufa e conserva recursos naturais essenciais. Além disso, quanto mais papel é reciclado, menos papel há nos aterros. Como o papel pode ser reciclado, é importante deixar espaço em aterros para os materiais que não podem ser reutilizados por meio da reciclagem. 

E se eu não lavar meus recicláveis?

Você corre o risco de estragar tudo e desviar toda a carga de reciclagem – não apenas a sua – para aterro. Os itens que são colocados em lixeiras para reciclagem são coletados e levados para uma instalação de recuperação de materiais, onde são classificados e processados. 

Resíduos de alimentos são uma forma de contaminação porque quando eles são deixados nos recipientes, os recicláveis não podem ser processados ​​de forma confiável. O problema de contaminação acontece quando os materiais errados são colocados no sistema ou quando os materiais certos são preparados da maneira errada (por exemplo, se deixamos alimentos nos recipientes).

Se os níveis de contaminação forem muito altos quando uma carga de reciclagem chega à instalação, ela pode ter que ser rejeitada. Se for esse o caso, toda a carga é enviada para ser queimada para energia ou para aterro. Mas atenção: não é necessária uma lavagem muito aprofundada. Apenas enxaguar, é o suficiente.

Reciclagem dos descartáveis em um fluxo único

Se você não tiver que separar seus produtos de metal, plástico e papel em lixeiras diferentes, isso significa que a sua região oferece a reciclagem de fluxo único. Na reciclagem de fluxo único, todos os materiais coletados são separados somente na instalação de recuperação de materiais. 

Como os materiais entram em contato uns com os outros nesses fluxos, é provável que os líquidos e alimentos respinguem nos produtos de papel. Isso pode contaminar o papel e forçar a instalação de reciclagem a desviar o produto para o aterro. Enxaguar garrafas e latas reduz a probabilidade de seus materiais reciclados serem enviados para o lixo.

Prevenção de odores

Mesmo que as latas de reciclagem sejam separadas em vidro, metal e papel, enxaguar os materiais pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de odores. Como os resíduos de alimentos ficam dentro de recipientes usados, eles apodrecem. Ao longo de vários dias, as partículas de comida podem desenvolver mofo que produz um odor forte. O esvaziamento dos recipientes de alimentos significa que o material pode permanecer entre os dias de coleta sem desenvolver que exista um problema com cheiros.

Prevenção de pragas

Partículas de alimentos que ficam dentro de garrafas e outras embalagens podem atrair insetos e outros animais. Isso pode atrair formigas, roedores, abelhas e outros insetos. Esses insetos que picam também podem viajar dentro de garrafas vazias de refrigerante e outros recipientes para o centro de reciclagem e acabar picando os trabalhadores na instalação. Enxaguar os recicláveis ​​ajudará a manter as pragas indesejadas longe de seus recipientes e de sua casa até que estejam prontas para se tornarem novos produtos.

Como lavar os descartáveis conservando a água

Embora existam benefícios em enxaguar os materiais recicláveis, algumas pessoas preferem não fazer isto porque a unidade de reciclagem irá lavar os itens de qualquer maneira. Não enxaguar os recicláveis ​​pode ajudar a economizar água, mas é comum as instalações de reciclagem preferirem que você lave seus itens para reduzir odores e contaminação no centro.

Reciclar para lavar muitas vezes parece um desperdício de água, mas se o resultado  for ajudar toneladas de reciclagem a passar pelo sistema com sucesso, então é melhor. Uma das soluções para isso é enxaguar o material com a água que você joga fora quando você lava a louça. Você pode deixar seus recicláveis na pia enquanto lava outras louças ou separar essa água usada para lavar a louça em um recipiente e depois usá-la para enxaguar seus recicláveis.  Dessa forma nenhuma água extra é necessária.