Ter uma vida sustentável, por definição, é ter um estilo de vida que tenta reduzir o uso dos recursos naturais do planeta. Viver de forma sustentável significa tentar reduzir sua pegada ambiental, conservar a água, contribuir para a melhoria da qualidade do ar, cuidar das florestas, entre outras atitudes.
Mas como isso se traduz na vida cotidiana? Há muitas coisas reais que podemos fazer para viver uma rotina mais ecológica. Pode ser um pouco difícil, mas para preservar o planeta é preciso enfrentar o desafio que é incorporar a sustentabilidade da maneira mais simples e eficiente possível. Vamos entrar nas dicas.
1. Evite o desperdício
Evite o desperdício de alimentos com compras inteligentes e planejadas e formas criativas de consumir o que você compra. Todo produto que compramos tem uma pegada ambiental, desde a matéria prima até a poluição emitida durante a fabricação. Portanto, antes de comprar, pergunte-se se você realmente precisa do produto.
2. Economize água
Com as mudanças climáticas causando secas em todo o país e no mundo, é fundamental economizar água sempre que possível. Tome cuidado para não jogar produtos químicos no ralo em casa, para evitar poluir os lençóis freáticos locais e economizar água sempre que puder .
3. Verifique se suas compras têm benefícios ambientais.
Se você estiver no mercado para um carro novo, procure um modelo que seja econômico – você economiza milhares em combustível e reduz sua pegada de carbono ao longo dos anos. Se você estiver comprando uma geladeira nova, uma lavadora ou secadora, procure o rótulo de economia de energia para encontrar os aparelhos mais eficientes.
4. Preste atenção às etiquetas.
Dê preferência às marcas que minimizam o impacto no planeta. Escolha produtos com certificação, quando possível, para apoiar empresas dedicadas à produção sustentável e pagar aos trabalhadores um salário justo. Prefira alimentos orgânicos sempre que possível. Eles são mais caros, porém mas não tem pesticidas nocivos. Orgânicos protegem sua família, os trabalhadores agrícolas e o meio ambiente.
5. Escolha bem seu transporte
O transporte é uma das maiores fontes mundiais de poluição causada pelo aquecimento global. Diminuir o uso de carro pode reduzir drasticamente sua pegada de carbono. Caminhe, ande de bicicleta, ou use o transporte público sempre que possível, combine caronas para fazer menos viagens. Participe ou inicie dias sem carros na sua comunidade. Você reduzirá a poluição do ar e ajudará a reduzir as emissões que estão contribuindo para a crise climática. Também é importante manter o carro revisado e com os pneus calibrados. Esses cuidados podem aumentar a eficiência de combustível de 4% a 40%.
6. Cuide da sua casa
Verifique se a sua casa possui isolamento adequado e janelas que economizam energia e use um termostato programável para aquecimento e resfriamento mais eficientes – e, é claro, lâmpadas de led vão economizar energia e oferecer uma iluminação mais eficiente.
7. Escolha formas de energia limpa
Explore as opções para instalar painéis solares na cobertura ou aquecimento solar de água em sua casa. Dependendo da sua produtividade, você pode até adicionar energia limpa à rede, compensando ainda mais a sua pegada de carbono.
8. Coma com responsabilidade
Considere uma dieta mais baseada em vegetais. Tente reduzir o consumo de carne por alguns dias por semana. Apoie os agricultores locais, assim você também está apoiando uma agricultura de alimentos em menor escala, que tende a ser mais gentil com o ambiente. Pense em incluir alimentos que usem os métodos de agricultura regenerativa . A agricultura regenerativa cura o solo, para que ele possa agir melhor como um sumidouro de carbono. Estudos descobriram que uma mudança global para a agricultura regenerativa poderia realmente reverter a crise climática.
9. Viaje de maneira sustentável
As viagens aéreas, em particular, contribuem para as mudanças climáticas, assim como todos os veículos nas estradas em todo o mundo. Quando é hora de sair de férias , a escolha de hotéis de propriedade local, restaurantes orgânicos e empresas ecológicas pode ajudar a minimizar sua presença em viagens.
10. Seja atóxico
O ar interno pode ser até dez vezes mais poluído que o ar externo, devido aos produtos químicos tóxicos frequentemente encontrados em produtos de limpeza convencionais e outros produtos. Quando você escolhe produtos de limpeza ecológicos e menos tóxicos , detergentes, fragrâncias, velas , cuidados com o corpo e muito mais, mantém o ar mais limpo e torna a sua casa mais saudável para você e sua família.
11.Invista com responsabilidade
Seu dinheiro pode fazer o bem, se for usado nos lugares certos. Escolha contas bancárias e produtos de investimento socialmente responsáveis. No momento, mais de US $ 8,7 trilhões sob gestão profissional são investidos de forma responsável, e este poder econômico pressiona as empresas a limparem seus atos.
12. Reutilize e Recicle
Reutilizar produtos – existem muitas maneiras inovadoras de usar novamente coisas que você já possui, por exemplo, garrafas plásticas. Usas a sua criatividade pode ajuda a economizar energia, reduzir as emissões do aquecimento global e preservar os preciosos recursos da Terra.
É interessante reduzir o uso de plásticos de uso único, mas ainda mais importante que isso é fazer o descarte correto dos resíduos plásticos e promover a reciclagem. A alta capacidade de reciclagem do plástico faz dele um aliado muito interessante na luta contra a COVID-19. Os produtos descartáveis dispensam a responsabilidade de serem limpos, desinfetados e esterilizados e com isso ajudam a diminuir o risco de contágio pelo Coronavírus.
A reciclagem adequada dos plásticos reduz a necessidade de matéria-prima, poupa a extração de recursos naturais e gera renda para milhares de pessoas.
13. Use sua voz e seu voto.
Incentive seus representantes a adotarem políticas para combater as mudanças climáticas, a proteger a vida selvagem, as terras públicas e a apoiar o acesso a serviços de saúde reprodutiva. Uma melhor educação e acesso a serviços de planejamento familiar diminuem o tamanho da família e nossa pegada de carbono em geral. Assine e compartilhe alertas de ação, participe de eventos e converse com seus amigos sobre a proteção de espécies ameaçadas e a necessidade de abordar o crescimento e consumo excessivo da população humana.