A pandemia mundial do novo Coronavírus é a maior ameaça à saúde do nosso tempo. Desde a gripe espanhola o mundo não enfrentava um problema tão grande. Consequentemente, a situação trouxe uma mudança de hábitos intensa, caos econômico e muitas incertezas. Entre os muitos problemas que estamos enfrentando agora, a falta de equipamentos de proteção individual para quem está na linha de frente do combate ao Coronavírus preocupa e prejudica nosso lado nesta guerra.
O lado bom da pandemia
Por outro lado, em meio a tantos problemas surgem também soluções. Muitas pessoas já perceberam que melhor saída agora é a solidariedade. Um esforço internacional está sendo feito para projetar equipamentos de proteção para médicos e enfermeiros. E tem muitos hospitais precisando de equipamento desesperadamente! Fabricantes e engenheiros estão correndo para criar versões de código aberto de equipamentos dos médicos tão necessários. A internet serve para conectar os voluntários e dessa forma muito tem sido feito.
O hackathon médico
Enquanto as autoridades dos governos lutam para encontrar uma solução, as pessoas correm para tentar preencher as lacunas que existem agora. Vários protótipos de ventiladores e equipamentos de proteção individual surgem todos os dias. Os entusiastas de código aberto do mundo se uniram para desenterrar e catalogar projetos de equipamentos e ferramentas essenciais do tipo faça você mesmo, que podem salvar vidas.
Nova máscaras feitas com tecnologia 3D
Novas máscaras do tipo face shields (máscara de proteção) estão sendo fabricadas de maneira caseira e se tornando cada vez mais populares no combate ao Covid-19. Elas consistem em uma viseira de acetato usada na testa e presa atrás das orelhas com elástico. O filme plástico transparente é preso a uma segunda faixa presa ao visor, formando um escudo protetor que pode ser limpo ou substituído quando ficar contaminado. Três partes são necessárias para a produção de uma face shield: estrutura, elástico e viseira.
A solução que vem dos polímeros termoplásticos
A tecnologia de impressão 3D emergiu como a melhor ferramenta para a fabricação local de máscaras porque reduz ao mínimo a cadeia de produção. Os elementos impressos em 3D normalmente são feitos de polietileno tereftalato de glicol (PETG), que é forte e durável, e pode ser reciclado posteriormente. Além do PETG (PET, PETT) ou Polietileno Tereftalato (PET, que é considerado o plástico mais utilizado no mundo), estas máscaras do tipo face shield também podem ser feitas com outros polímeros termoplásticos em formato de fios. Outros exemplos de materiais ultilizados na fabricação delas são o polímero ABS, um tipo de termoplástico) e PLA (Ácido Polilático) e e o acetato plástico. As novas máscaras, assim que ficam prontas, vão imediatamente para os hospitais ajudar no combate ao novo Coronavírus.
One comment