No mundo conectado de hoje, os consumidores estão mais informados do que nunca. Isso significa que eles podem pesquisar sobre qualquer marca ou produto específico e também que eles têm uma compreensão mais profunda sobre os impactos locais e globais de práticas socialmente irresponsáveis. Como resultado, muitos consumidores têm adotado comportamentos mais sustentáveis e esperam o mesmo das marcas que compram.
Observando essa tendência dos consumidores, mais e mais bens de consumo embalados estão se comprometendo a melhorar as práticas que impactam o meio ambiente. Para atrair consumidores mais exigentes, entre as principais estratégias está a promessa de oferecer embalagens mais sustentáveis.
O que é a embalagem sustentável?
Ter uma embalagem sustentável é mais que ser reciclável. Abrange todo o ciclo de vida de uma embalagem. Sustentabilidade significa fechar o ciclo e criar uma economia circular – isto é, onde os materiais não são usados uma vez e jogados fora, mas renovados e reaproveitados. Essa prática reduz o impacto ambiental e a pegada ecológica de resíduos de produtos de consumo.
Felizmente para as marcas, a sustentabilidade vende. De acordo com uma pesquisa da Accenture, mais da metade dos consumidores pagaria mais por produtos sustentáveis projetados para serem reutilizados ou reciclados. Atender à demanda dos consumidores por produtos e embalagens sustentáveis é uma questão urgente, tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente. Vamos conhecer alguns exemplos de empresas que já aderiram a essa tendência:
Dual Purpose : a reutilização já vem com o produto
A empresa de papel higiênico Dual Purpose tem uma embalagem, que faz exatamente o que o nome diz: tem um duplo propósito. Ela não apenas armazena e transporta o papel higiênico, mas também serve como um saco de lixo 100% reciclável que se encaixa perfeitamente na lata de lixo do banheiro.
Para os consumidores que querem defender o meio ambiente, esta possibilidade é um destaque. A sua dupla utilização tem um propósito superior porque a empresa acredita que a embalagem não tem que ser desperdiçada. Em vez disso, pode ser usada para eliminação de resíduos.
Wagamama: embalagem para viagem reutilizável e reciclável
A Wagamama melhorou a reciclabilidade de suas embalagens para viagem. Suas embalagens se propõem a replicar a experiência do restaurante, fornecendo aos consumidores tigelas de plástico que podem ser lavadas e reutilizadas até 100 vezes em casa. Após esses usos, elas ainda podem ser recicladas. A equipe de design testou vários materiais diferentes para preservação da qualidade dos alimentos e retenção de temperatura.
Originalmente pretas, as tigelas foram alteradas para cinza em 2019, o que as deixou mais fáceis de reciclar, já que o plástico preto muitas vezes não é detectado por scanners em fábricas de reciclagem. As capas de papelão externas foram substituídas por inserções menores que se encaixam na tampa.
Não existe uma abordagem genérica para o design de embalagens. É preciso analisar a marca com a qual se está trabalhando e criar uma proposta de design para ela. A infraestrutura existente no mundo ainda não é suficiente para o uso de produtos compostáveis; apenas um pequeno número de locais os recicla e eles podem levar muito tempo para quebrar no meio ambiente. O impacto ambiental pode ser pior que usar plástico reciclável.
Caixas de TV ecológicas da Samsung
As novas caixas de TV da Samsung podem ser transformadas em vários objetos para outros usos, que permitirá aos clientes uma reciclagem mais fácil, bem como a reciclagem das caixas de papelão para reutilização criativa.
Alguns designs dignos de atenção incluem um porta-revistas, uma mesa de canto e uma casa para gatos. A casa já atraiu muita atenção nas redes sociais, já que todo mundo sabe que os gatos adoram caixas. Portanto, transformar uma caixa gigante em uma casa para o seu gato parece uma coisa natural a se fazer.
A nova embalagem vem nos produtos Lifestyle TV da Samsung e incluem um manual para orientar os clientes sobre como fazer a montagem dos objetos. Basta digitalizar o QR code na caixa. É um recurso bem interessante, já que essas caixas são projetadas para serem reutilizadas.
A iniciativa ajuda a aproximar a marca dos consumidores que estão mais propensos a comprar um produto que compartilha fundamentos e valores semelhantes aos deles. Além de proporcionar uma nova experiência que transforma a embalagem em algo útil para a casa no pós-consumo.
Pacote que toca música Doritos
Outro conceito de embalagem de dupla utilização interessante foi a embalagem integrada ao reprodutor de música de edição limitada da Doritos. Criados como parte de uma campanha de marketing para o filme Guardiões da Galáxia Vol. 2, o pacote apresentava um toca-fitas retro funcional embutido na frente. Esse conceito ampliou as possibilidades do que a embalagem poderia fazer e como a interatividade pode aprimorar a experiência.
Bolsa de bafômetro Tostitos
Também em 2017 aconteceu o lançamento da edição limitada do salgadinho americano Tostitos. A embalagem especial funcionava com uma espécie de bafômetro para o Superbowl. O conceito foi projetado para ajudar a reduzir a direção sob o efeito do álcool.
Os consumidores podiam soprar na embalagem de edição limitada e um sensor embutido tornaria a imagem na frente vermelha se vestígios de álcool fossem detectados. Quem comprou o salgadinho também pôde economizar 10 dólares em uma viagem de Uber antes e depois do jogo. Esta promoção de marketing inteligente mostrou quanto potencial a embalagem tem para a incorporação de muitas tecnologias e sensores diferentes. Mostra também que a embalagem pode ser usada para fornecer serviços complementares.