Existem muitas inovações tecnológicas empolgantes, com foco no processo de embalagem, que vão mudar a forma como compramos e experimentamos os produtos nos próximos anos. As próximas inovações são muitas e variadas, vão desde a melhoria da segurança e prolongamento da vida útil do produto até a criação de embalagens sustentáveis e com formas de reutilização criativas na indústria de alimentos. 

A indústria de embalagens vive um momento de transformação impulsionado principalmente pelas preocupações com a sustentabilidade e pelas pesquisas em tecnologia relacionadas às embalagens ecologicamente corretas. Muitas das tecnologias emergentes disponíveis podem ajudar a melhorar a eficiência dos produtos. Para ajudá-lo a entender o que há de novo nesse mercado, saiba mais sobre 7 tecnologias que podem transformar a cadeia de valor das embalagens atuais.

1) Visão computacional

No futuro, a visão computacional, que é a capacidade do computador de identificar informações que vem de imagens, vídeos e do mundo real – vai ser expandida.  Poderemos voar em aviões sem piloto e dirigir carros autônomos. Na embalagem, o principal benefício da visão computacional é a capacidade de garantir um produto bem feito e sem erros. O computador pode comparar arquivos, escaneando pixel por pixel para detectar erros no texto, logotipo ou cor. Isso evitaria, por exemplo,  imprimir milhares de embalagens com a arte errada.

Ao imprimir, a visão computacional verifica os pacotes em busca de erros de impressão. Isso permitirá que os fabricantes reduzam os excessos e evitem que embalagens mal impressas sejam enviadas ao cliente. O potencial desta tecnologia é bastante grande, não só na indústria de embalagens. 

2) Realidade virtual

Atualmente, os designers de embalagens podem usar softwares de realidade virtual para criar protótipos usando uma maquete virtual 3-D. Em vez de passar horas imprimindo, cortando e montando o projeto, basta mostrar aos líderes de marca e consumidores uma maquete de realidade virtual em uma tela. Com esse recurso eles poderão ver 9 conceito de todos os ângulos, até mesmo em uma loja virtual. Se os líderes da marca solicitarem uma mudança, isso pode ser feito quase que instantaneamente. Depois que a embalagem é aprovada, essas mesmas maquetes digitais podem ser enviadas para painéis de consumidores em todo o país (ou em todo o mundo) para testes. Isso facilita bastante este trabalho e permite que os líderes da marca aprendam rapidamente a probabilidade de os clientes em potencial comprarem a nova embalagem.

3) Realidade aumentada

Na realidade aumentada, os consumidores vêem os objetos digitais no contexto de como eles aparecem no mundo real. É a realidade aumentada que permite que as pessoas utilizem seus telefones na loja para ver como será o pacote (que ainda não foi criado). Embora a adoção da realidade aumentada pelo consumidor esteja em suas fases iniciais, as empresas devem considerar a possibilidade de experimentar a tecnologia, pois ela oferece muitas evidências contextuais de como a embalagem do produto ficará no ambiente apropriado. Essa tecnologia economizará muito tempo aos líderes da marca, pois eles não precisam mais fotografar o produto em vários locais, tanto para teste quanto para vender.

4) Conectividade

Assim como a conectividade mudou a forma como os consumidores compram, também mudou o funcionamento da indústria de embalagens. O mundo conectado deu às empresas uma ideia melhor de quem são seus clientes e concorrentes, permitiu que os funcionários se comunicassem mais facilmente e também conectou líderes de marca a fornecedores em tempo real.

Com maior conectividade, podemos identificar e resolver falhas antes que se tornem problemas reais. A conectividade permite que toda a cadeia de valor se comunique com maior capacidade de resposta, o que significa maior velocidade e qualidade de trabalho.

5) Ferramentas de automação

Existem muitas ferramentas de automação disponíveis e quando você adota as ferramentas certas, seu processo de embalagem se torna menos frustrante, mais contínuo e transparente.

Para tirar proveito da automação, quem produz embalagens precisa procurar maneiras de automatizar. Isso pode economizar horas, aumentar a velocidade e reduzir custos. Outro ponto interessante é que é possível automatizar a coleta de informações durante a produção das embalagens e assim resolver os problemas que surgirem.

6) Rastreabilidade

A rastreabilidade facilita lembrar os detalhes como, por exemplo, manter um registro das alterações que já foram feitas na embalagem, o motivo pelo qual foram feitas e quem as fez. Com um software de fluxo de trabalho automatizado e a conectividade entre departamentos e fornecedores, torna-se fácil acompanhar as etapas do processo.

A rastreabilidade também ajuda os designers e profissionais de marketing a compreender o status exato dos projetos de embalagem, onde quer que estejam na cadeia de valor e que tipo de feedback já foi fornecido pela gerência. Isso permite que eles vejam se algo foi rejeitado ou recebam um feedback em tempo real,  e economizem horas e várias rodadas de alterações.

7) Social media

Segundo a plataforma global de dados corporativos Statista, em 2025 aproximadamente  2,77 bilhões de pessoas em todo o mundo estarão nas redes sociais. Esse acesso sem precedentes a pessoas, permitiu o teste de vários projetos. Por exemplo, pode ser criar duas imagens; uma tem um bom desempenho nas redes sociais, e a outra fracassa. Com isso, existem dados sobre a performance das duas imagens, dados que costumavam levar semanas de testes de grupos de foco para serem coletados em várias regiões.

Essa comunicação também facilita o trabalho interno. Em segundos, a equipe podemos compartilhar ideias e inspirações no início do processo de design e durante todo o processo, permanecendo em contato constante.

Qual é o próximo passo?

Em função da demanda por embalagens sustentáveis por parte dos consumidores finais, a indústria está atenta às inovações que permitirão a criação de embalagens adequadas a esse público mais exigente. Essa tendência também está intimamente ligada a novas regulamentações governamentais, uma vez que aumenta o número de países que buscam minimizar a produção de resíduos.

Essas novas tecnologias não mudarão totalmente o que as marcas fazem; os designers ainda criarão pacotes projetados como sempre fizeram. Mas o benefício de utilizar tecnologias novas e emergentes como essas, torna os processos melhores, simplifica a cadeia de valor e aumenta nossa conectividade. Com a tecnologia emergente, a embalagem continuará a mudar nos próximos anos e ajudar as marcas a fortalecerem suas capacidades.